Atividades

quinta-feira, 7 de março de 2013

As novas mídias e suas linguagens em sala de aula


A tecnologia está em constante evolução. A cada dia novas ferramentas de comunicação como gadgets, smartphones, tablets, games, smart TV’s, chegam ao mercado fazendo com que os consumidores desejem todos estes objetos e que auxiliam em nossa comunicação e entretenimento. Todos sabem que estas ferramentas tornaram-se essenciais para facilitar as tarefas do cotidiano como estudar, se comunicar, trabalhar e se entreter. Junto com o crescimento acelerado da tecnologia cresce também as redes sociais, onde trafegam informações pessoais, fotos e vídeos abrindo um espaço na rede mundial de computadores onde muitas pessoas acabam abusando dessas ferramentas se expondo demais. É também nasce a sociedade da espetacularização e das novas mídias, onde ser antenado é fundamental para conseguir bons empregos e participar da sociedade sem ser marginalizado, além de consumir todo tipo de informação.
Esse crescimento que vem acontecendo de forma avassaladora surge nos anos 70 com a expansão das comunicações de massa, como a TV e que hoje é muito presente no cotidiano dos brasileiros. Todo e qualquer assunto pode estar na TV. Sejam coisas boas ou ruins o principal objetivo é chamar atenção, atrair o telespectador e fazer com que consumam cada vez mais informações e produtos. Os assuntos trágicos são os que mais causam audiência e a mídia nos últimos tempos vem se alimentando disso para espetacularizar a vida em sociedade. A intimidade é algo do passado, hoje sabemos de tudo a qualquer momento. Em segundos podemos acompanhar as principais fotos e informações de qualquer instituição, pessoas públicas e anônimas no Twitter, rede social americana que é uma febre no mundo todo.
Inúmeras linguagens convivem hoje no mesmo espaço e o foco de todas essas linguagens é o consumidor. Consumir não apenas no sentido de comprar um produto, mas de ler, ver e explorar essas novas linguagens tão presentes em nossas vidas. “Nada se cria, tudo se copia”, essa frase muito famosa que já caiu no gosto popular é cabível nos dias atuais. Todos possuem acesso a estas informações e já estão acostumados a lidar com todas estas linguagens midiáticas. Os jovens, principalmente, utilizam-se desse conhecimento para criar e recriar novas informações utilizando-se de inúmeras possibilidades e linguagens presentes no universo midiático seja um vídeo, uma música, um blog, uma rede social e os diversos suportes como televisão, notebook, tablets, celulares e computadores.
Essas ferramentas já são muito presentes no universo escolar. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a maioria das escolas públicas possuem computadores com acesso a internet, projetores multimídias, câmeras digitais, televisores e aparelhos de dvd. Essas ferramentas tão presentes no cotidiano da maioria dos alunos e devem ser utilizadas em projetos didáticos ou sequências didáticas que podem ser propostos para que os alunos produzam conteúdos ou recriem novas coisas a partir dos conteúdos que são desenvolvidos e ensinados e sala de aula. Estes gêneros digitais precisam ser explorados em sala de aula para fazer com que os alunos criem e renovem a própria cultura. Para (Braga; Buzato, 2011, p.6/11) estes gêneros são ferramentas semióticas e cognitivas que permitem aos educandos se tornarem sujeitos da cultura digital e que podem e devem utilizar dessa nova linguagem de forma produtiva.
Um exemplo que pode ser trabalhado e desenvolvido em sala de aula com alunos dos anos finais do ensino fundamental II e do Ensino Médio é o vídeo de grande música Chico Science. O vídeo Chico Science e Nação Zumbi Mangue Beat. Esse movimento bastante metafórico parte da ideia de que o mangue é uma fonte inesgotável de vida. Trazendo isso para a arte é possível interpretar o mangue como algo que está à margem e que é muito rico e precisa ser explorado e sua cultura disseminada para que o popular o erudito possam conviver na mesma sociedade e serem apreciados sem distinção.
O vídeo utiliza de linguagem bastante próxima do cotidiano dos alunos como o vídeo game e os vídeos clips. Através de imagens bastante poéticas o vídeo “Antenado” mostra a relação da informação hoje com seu espectador. Fazer com que as crianças e os adolescentes reflitam sobre essas informações e saibam escolher aquilo que seja adequado para sua vida, é essencial, pois somente dessa forma estaremos preparando nossos alunos para o trabalho e a vida em sociedade.
Jefferson Carvalho

Referência Bibliográfica

BRAGA, D. BUZATO, M. Multiletramentos, Linguagens e Mídias. A linguagem nos/dos novos meios/Interatividade, hipertextualidade e multimodalidade. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. P. 06/08. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP

Vídeo “Antenado” – Chico Science e Nação Zumbi. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=WaEOqBKUVVw>. Acessado em 25 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text