Atividades

quarta-feira, 6 de março de 2013

Keep in mind - livro didático de LEM


Vamos falar de coisa boa! Vamos falar de "Keep in mind". Este são uns dos livros do PNLD de Língua Estrangeira Moderna que as escolas recebem para as aulas de Inglês. Para quem não sabe, os livros de inglês, assim como os livros para o Ensino Médio, antes não eram distribuídos na rede estadual. Atualmente todas as escolas já recebem os exemplares para esta disciplina. A escolha é feita através do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) em que as editoras encaminham para as escolas todos os livros que poderão ser adotados. Diferente dos livros das outras disciplinas, o livro didático de inglês é consumível. O aluno pode e deve escrever nele, fazer uso de todas as atividades. Os livros acompanham um CD de áudio para que os alunos possam fazer suas atividades de "Listening" até mesmo quando estiverem fora da escola.

Na escola em que estou lecionando este ano, os livros são os maravilhosos "Keep in mind". Eu digo maravilhosos, porque gostei bastante deles. Não gostei muito da outra opção que as escolas também estão recebendo que é o "LINKS", da editora Ática. Acho que o "Keep in mind" é bem gostoso de ser trabalhado em sala de aula. A diagramação, as cores, as letras e a organização dos conteúdos do livros são bastante adequados para cada série. Preste atenção quando eu digo "adequado". Sabemos que muitos dos nossos alunos possuem muitas dificuldades no aprendizado de língua materna, imagine então como é a dificuldade deles em língua estrangeira? Em minhas aulas eu faço inúmeras adaptações das atividades do livro e não vejo ele como um guia em que eu deva seguir em todas as aulas. Uso capítulos diferentes, com os temas que são adequados para o momentos, que tenham a ver com as sequências didáticas que estou trabalhando. O livro didático não reina em minhas aulas, mas ele tem seu valor, é importante. O uso deste material em sala de aula deve ser consciente pelo professor.

Uma questão bastante importante que quero compartilhar com você que é professor de LEM, é a seguinte: em sua opinião, é possível um ensino de língua inglesa em sala de aula de escola pública com estes materiais disponibilizados pelo SEE? Quais metodologias vocês costumam utilizar? É possível priorizar as habilidades de Listening e Speaking ao invés de Reading e Writing? Eu acredito ser sim a resposta para todas estas perguntas. Já virou um clichê, quando entro em uma sala de aula e os alunos dizem que não sabem nada de inglês, pois todos os professores somente passaram Verb To Be. Pode uma coisa dessas? Acredito que para um bom ensino depende de ambos, professor e alunos. É uma troca mútua. E vocês? O que me dizem?



Abraços,
Prof. Jefferson Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text