Atividades

quarta-feira, 6 de março de 2013

Diagnóstico, Aulas, Planejamento e Estratégias de Ensino

Começo de conversa

Já estamos no começo de março e eu resolvi, justo agora, fazer este blog para compartilhar minhas Aventuras na Sala de Aula. Sou Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Rede Estadual de São Paulo e neste ano de 2013 estou desenvolvendo meu trabalho com diferentes turmas do Fundamental II e Ensino Médio. A "brincadeira" começou praticamente agora. Um mês de aula apenas e ainda estou conhecendo minhas turmas e testando os conhecimentos que eles já possuem sobre os conteúdos. Também tenho avaliado, além dos conteúdos, as atitudes, habilidades e comportamentos. Não está 100%, mas aos poucos eles vão se moldando ao meu formato de aula e sobre minha conduta em sala de aula. 

Diagnóstico

Logo nas semanas iniciais organizei atividades para conhecer os alunos através dos conteúdos que eles já sabem sobre as disciplinas. Em cada uma das disciplinas que leciono utilizei textos, testes, revisões e interpretações de texto. Irei deixar o link para vocês baixarem cada uma das atividades.

Aulas

Aulas começaram no dia 01 de fevereiro de 2013 com muita falta de professores e bastante desorganização. Muita gente perdida. Atribuições de professores tumultuadas, educadores não podendo dar aulas por não terem passado nas avaliações estaduais que acontecem todo ano. Tudo isso gerou uma falta enorme de professores e no final do período geralmente tínhamos 5 ou 6 salas sem aula, sem fazer nada no pátio da escola, por não ter profissionais. Um absurdo! Falta de materiais (Cadernos do Aluno) e livros didáticos, todos estes materiais atrasados ou ainda não organizados pelos coordenadores pedagógicos. Fala sério!

Planejamento

Acho um tremendo absurdo o planejamento anual acontecer no final de fevereiro, com um mês de aula. Acho que deveria ser bem antes, na primeira semana de aula, para que todos pudéssemos estar conectados com a escola, com a proposta, com a comunidades e com os alunos. O engraçado é que já pegamos o bonde andando para somente depois decidir qual destino queremos ir. Isso dificulta e dificultou muito meu trabalho. Tive que ficar correndo atrás de coordenador pedagógico, perguntando sobre materiais, sobre possibilidades, sobre livros didáticos, sobre apostilas, sobre material pedagógico. E com certeza fiquei com a imagem de chato ou "professor iniciante". Sempre sou taxado dessa forma, que tenho essa empolgação toda por ser iniciante. Bom, estou no meu quinto ano dando aulas em escolas estaduais e até agora não perdi de vista meu compromisso com os alunos. Até porque, recebendo pouco ou não, eu assumi um compromisso com o estado, com a comunidade, com os pais e principalmente com meus alunos. Portanto, cada um faça o seu trabalho!

Estratégias de Ensino

Ah! As estratégias de ensino! Estou reavaliando, modificando, inovando, estudando, buscando informações, solucionando problemas, dúvidas... Minha cabeça está a mil. Até mesmo na cama, na hora de dormir não consigo desligar e fico pensando numa forma de tornar minhas aulas ainda mais interessantes. Não suporto o fato de ver meus alunos dormirem de olhos abertos na minha frente, por minha aula não estar atingindo ele de forma positiva. Ao mesmo tempo que é um desafio, é gostoso estar em busca de informações, aplicá-las em sala de aula e ver se de fato, funcionam ou não. Com meus alunos do Ensino Médio, 1º ano, estou tendo uma dificuldade de introduzi-los ao universo da literatura. Eles estão carregados de dificuldades e falhas no ensino, que muitas vezes por falta de interesse ou por compromisso do professor, fez com que ele chegasse ao Ensino Médio, dessa forma. Lamentável! Estou disposto a novas estratégias de ensino para tornar o ensino de língua portuguesa e literatura mais interessante e real para eles. Decidi trabalhar com a sequência didática e com temas voltados para a atualidade, assim como as linguagens presentes no cotidiano dos meus alunos. Aguardem em breve mais notícias e ideias sobre essas aulas, que ainda darão o que falar.

Espero que você tenha gostado de ler sobre essas minhas Aventuras em Sala de Aula. Não se esqueça de deixar seu comentário e dar sua opinião ou sugestão para que possamos estabelecer um relação virtual interessante. Obrigado por ter lido até aqui!

Abraços,
Prof. Jefferson Carvalho

Um comentário:

  1. Oi!!!! Estou adorando seu Blog, está excelente. Vou acompanhar para ver se encontro motivação no meu trabalho, também como professora de Inglês e Português :-) bjs.

    ResponderExcluir

 

Sample text

Sample Text

Sample Text