Atividades

quarta-feira, 6 de março de 2013

O que estou lendo? - Literatura


Começo de conversa

Todo bom Professor sabe que ler é fundamental para os alunos, para formar bons leitores críticos e que saibam selecionar os textos que mais lhe agradam. Mas e o Professor? Não faz suas leituras? Claro que faz. E muitas! Ou pelo menos assim deveria ser. Neste momento, mês de março, estou fazendo a leitura de três livros de literatura. Cada um desses livros que estou lendo tem relação com os conteúdos que estou trabalhando com meus alunos nas minhas Aventuras na Sala de Aula.

O outro pé da Sereia

Com o 1º ano do Ensino Médio, estou trabalhando sobre a Origem da Língua Portuguesa, Introdução a Literatura, Lusofonia, etc. Acabei vendo um vídeo do canal literário que sigo no Youtube, da Tariana Feltrin, falando sobre a experiência de leitura dela com este livro. Fiquei muito interessado pelo livro e pela história que o Mia Couto escreveu. Juntou a fome com a vontade de comer. Acabei embarcando nesse universo de Portugal e estou a ler este livro. E por sinal, adorando. Posso fazer uma resenha com as minhas impressões após concluir a leitura, mas por enquanto deixo o link do vídeo da Tatiana aqui para quem estiver curioso demais.



Esmeralda: por que não dancei

Mais um livro que estou lendo pela influência do que ensino em sala de aula. Com os 7º anos (6ª série) estou desenvolvendo um trabalho com relatos de experiência. Esse gênero textual faz parte do Currículo do Estado de São Paulo que todos os professores da rede devem trabalhar em sala de aula. Para isso busquei este livro e estou chocado com a história dessa garota (que hoje já é uma mulher). Uma verdadeira lição de vida. Viveu nas ruas, foi abusada, maus tratos da mãe, família alcoólatra, etc. Estou lendo para meus alunos na região externa da escola, sentados na grama. Está bem gostoso. Muito bom ver os olhinhos e os ouvidos deles atentos. Cheguei a procurar a autora no Facebook, entrei em contato e comentei com ela sobre uma possível visita na escola e encontro com os alunos. Estamos a negociar. Será que vai dar samba?

Contos fantásticos do Século XIX - Escolhidos por Italo Calvino

Neste livros com diversos contos, estou apenas a ler um conto de Edgar Allan Poe, chamado "O coração denunciador". Pretendo trabalhar com meus alunos do Ensino Médio, nas aulas de Língua Estrangeira Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text

Sample Text